Como cadastrar um Produto Composto por outros Produtos?

A composição é utilizada normalmente por empresas que fabricam ou produzem seus próprios produtos. Ex: Sanduíches, Bicicletas, etc.

Ao criar um produto composição, é solicitado que se indique os produtos que são usados para 'produção' desse produto, e suas devidas quantidades. Logo após, pode-se criar ou desfazer composições, realizando o acréscimo ou decréscimo do estoque do produto composto e de seus insumos.

Antes de gerar a composição, é necessário definir qual será a forma de movimentação do estoque. Para tanto, acesse o menu Preferências / Opções do Retaguarda.

Image title

As seguintes opções serão exibidas:

  • 0 - Somente atualizar o Estoque: decresce a quantidade em estoque dos insumos/matérias-primas e acresce o estoque do produto composto sem gerar nenhum controle ou lançamento.
  • 1 - Gerar 2 NF-e: gera uma NF-e de Saída com os produtos insumos/matérias-primas e uma NF-e de Entrada com o produtos composto. Somente após a aprovação da NF-e pela Sefaz o estoque de ambos será movimentado.
  • 2 - Gerar 2 Ajuste de Estoque (somente para TagPlus): gera um Ajuste de Estoque de Saída com os produtos insumos/matérias-primas e um Ajuste de Estoque de Entrada com o produtos composto.

A opção 1 e 2 fornecem um controle de estoque mais apurado das mercadorias.

Após definir esta funcionalidade, dirija-se para o menu Cadastros de Produtos / Gerenciar Produtos e selecione Novo.

Image title

Clique na Aba Composição, e você visualizará a parte de vinculação dos itens insumos/matérias primas, e a funcionalidade de Criar (onde é acrescido o estoque do produto composto e decrescido o estoque dos produtos insumos) e Desfazer (onde é decrescido o estoque do produto composto e acrescido o estoque dos produtos insumos).

Image title

Na caixa Produto, deverão ser indicados os insumos que fazem parte da fórmula da composição. Estes itens já devem ter sido previamente cadastrados. Ex:

Em um sanduíche, consta:

1 unidade de alface,

1 unidade de hamburger,

200 gramas de batata palhada,

10 mililitros de maionese.

Neste caso, os Itens da Composição ficariam da seguinte forma:

Image title

Após a indicação dos itens, basta indicar quantos Sanduíches devem ser criados, na caixa Criar:

Image title

Clique em Criar, e o estoque do produto composto irá se acrescer em 10 unidades.

Já os produtos insumos vão ser decrescidos de acordo com a quantidade usada em cada unidade de composição. Ou seja.

  • Se é usado 1 alface para cada sanduíche, e foram criados 10 sanduíches - logo, serão decrescidos 10 alfaces,
  • Se é usado 1 hambúrguer para cada sanduíche, e foram criados 10 sanduíches - logo, serão decrescidos 10 hambúrgueres,
  • Se são usados 200 gramas de batata palha para cada sanduíche, e foram criados 10 sanduíches - logo, serão decrescidos 2.000 gramas de batata palha (200 x 10),
  • Se são usados 10 mililitros de maionese  para cada sanduíche, e foram criados 10 sanduíches - logo, serão decrescidos  100 mililitros de maionese (10 x 10)

A lógica se repete para casos de Desfazer composições;