Erro - Certificado Digital não aparece no UniNF-e ou UniNFS-e

Realize o download dos links a seguir:

https://ccd.serpro.gov.br/serproacf/docs/serproacfv3.cer

https://ccd.serpro.gov.br/serproacf/docs/serproacfv3.cer

https://ccd.serpro.gov.br/serproacf/docs/icpbrasilv2.cer

Após baixar os arquivos, realizar o seguinte procedimento:

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo salvo, escolha a opção 'Instalar Certificado' ou 'Install Certificate'.
  2. Responda as perguntas seguintes, selecionando sempre 'Avançar', 'Concluir' e 'Sim' ou 'Yes'.
  3. Caso a instalação dos arquivos seja concluída com sucesso, deverá ser apresentada uma mensagem informando 'A importação obteve êxito'.

Caso seja Windows XP, clique sobre Meu Computador com o botão direito, e selecione propriedades.

Verifique se o Service Pack 3 está instalado, e caso não, realize o download e instalação pelo link http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?-5E76-401F-BE08-1E1555D4F3D4&-br

Abra o navegador Internet Explorer e selecione o menu 'Ferramentas' ou o 'Ícone de Engrenagem', e após abrir a tela, selecione 'Opções da Internet'.

Na aba Geral, clique em ‘Excluir...’ e em ‘Excluir Tudo...’.

Selecione a aba 'Conteúdo' e clique na opção 'Limpar estado SSL'.

Ainda na aba Conteúdo selecione 'Certificados'.

Verifique se existe um Certificado Digital indicado, conforme a figura abaixo. Confira também sua data de validade.

Certificado - 1

Clique duas vezes sobre o Certificado Digital. Verifique se na aba 'Geral' existe algum problema indicado. Verifique também se ao lado do nome da empresa, existe um CNPJ, e não um CPF indicado.

Certificado - 2

Desabilite o UAC do Windows, seguindo este link: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/turn-user-account-control-on-or-off

Caso o Certificado seja A1 (arquivo):

Realize a instalação do mesmo dando um duplo clique sobre o arquivo e selecionando 'Instalar Certificado'. Siga os passos e indique a senha.

Indique o certificado como arquivo no UniNFe, ao invés de como instalado no Windows (indicando o local onde o arquivo se encontra).

Caso estes passos não solucionem, é necessário reinstalar o Certificado Digital. Confira qual é fabricante e realize toda a instalação novamente.